top of page

Quatro razões para ler sobre tendências (e duas dicas)

  • Writer: Thomas Hartmann
    Thomas Hartmann
  • Jan 15, 2018
  • 2 min read

Veggie Burger

Cerveja fluorescente ou feita com inteligência artificial. Comida impressa em 3D. Robôs que servem drinques. Hambúrgueres feitos de plantas. Restaurante especializado em bowls de quinoa 100% automatizado. Aplicativo para comprar ao final do dia o que os restaurantes prepararam e não venderam. Snackfication. Agricultura urbana. Você já deve ter visto empresas com produtos ou serviços inovadores – e até um pouco malucos – e sabe que algumas não darão certo. Mas, mesmo assim, veja por que acompanhar essas tendências:

1 – São hipóteses para aproveitar oportunidades trazidas por mudanças sociais. Veja como se tem falado de tecnologia, novos sabores, cores e texturas, saudabilidade e pequenos lanches. Isto tem tudo a ver com o estilo de vida urbano e aberto a experimentações da geração Y, nascida de 1980 a 2000. Segundo o IBGE, eles já representam 30% da população brasileira, e dados da Visa Performance Solutions apontam que são os que mais concentram suas compras em restaurantes (7% dos gastos) e e-commerce.

2 – São baseadas em dados de mercado. A Mintel, empresa especializada em inteligência de mercado, aponta que 11% dos alimentos e bebidas lançados entre setembro de 2016 e agosto de 2017 no mundo trouxeram reivindicações vegetarianas, contra menos de 4% entre 2006 e 2007. Foram 5% os que se mostraram como veganos – 10 anos antes, eram menos de 1%. Produtos convenientes, como snacks, subiram de 10% para 18% nos lançamentos globais no período.

3 – Buscam resolver problemas reais. Veja a agricultura urbana. Só no Brasil, 26 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo todos os anos, com 80% perdidos entre manuseio, transporte e centrais de abastecimento. Faz sentido produzir localmente, não?

4- Inspiram. Entender quais problemas, dados de mercado ou mudanças sociais estão na origem destes produtos “estranhos” possibilita refletir como a nossa empresa pode se posicionar para surfar nessas mesmas ondas. E criar!

Quer duas dicas para começar? Veja esta palestra e este estudo, e mãos à obra!

Atualização: o estudo de tendências globais de alimentos e bebidas da Mintel está disponível em http://www.mintel.com/global-food-and-drink-trends/ (em inglês)

Fonte: Artigo escrito para o site do SEBRAE-RS, em 15/01/18. Disponível no link https://sebrae-rs.com.br/alimento/quatro-razoes-para-ler-sobre-tendencias-e-duas-dicas/

 
 
 

Bình luận


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Fale conosco

Obrigado! Mensagem enviada.

Nome Fantasia: Prosperitas Consultoria em Marketing

Razão Social: Hartmann & Hartmann Gestão de Empresas Ltda.
CNPJ: 93040830000123

bottom of page